Elisa Maria Quartiero
A discussão sobre a utilização das tecnologias da informação e comunicação no espaço educacional deve centralizar seu foco na questão pedagógica. Antes de definirmos qual o melhor equipamento ou software a ser utilizado, devemos nos perguntar: o que efetivamente essas tecnologias, corporificadas principalmente no computador, trazem de avanço qualitativamente superior para o processo de ensino-aprendizagem? É necessário analisar o comportamento do emissor face à transmissão de conteúdos e os níveis de intervenção do educando na recepção, produção e circulação do conhecimento para termos uma idéia real do alcance dessas tecnologias no espaço educativo.
Leia mais em http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/rbie/4/1/006.pdf
O texto de Elisa M. Quartiero provoca algumas reflexões:
ResponderExcluir- Qual a real situação do avanço tecnológico no Brasil?
- O que falta aos educadores para uma cultura informática educativa?
- A experiência informática tem atingido os objetivos propostos?
Numa introdução a respostas, ainda estamos num país de desigualdades, nivelado por cima e que mantém uma legião de excluídos digitais; os educadores estão despreparados para as novas tecnologias, por falta de políticas de formação permanente; e a experiência informática permanece no campo do novo, da curiosidade e do reforço ao consumo.