quarta-feira, 23 de maio de 2012

As Tecnologias da Informação e Comunicação e a Educação

Elisa Maria Quartiero
Resumo:

A discussão sobre a utilização das tecnologias da informação e comunicação no espaço educacional deve centralizar seu foco na questão pedagógica. Antes de definirmos qual o melhor equipamento ou software a ser utilizado, devemos nos perguntar: o que efetivamente essas tecnologias, corporificadas principalmente no computador, trazem de avanço qualitativamente superior para o processo de ensino-aprendizagem? É necessário analisar o comportamento do emissor face à transmissão de conteúdos e os níveis de intervenção do educando na recepção, produção e circulação do conhecimento  para termos uma idéia real do alcance dessas tecnologias no espaço educativo.

Leia mais em http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/rbie/4/1/006.pdf

Um comentário:

  1. O texto de Elisa M. Quartiero provoca algumas reflexões:
    - Qual a real situação do avanço tecnológico no Brasil?
    - O que falta aos educadores para uma cultura informática educativa?
    - A experiência informática tem atingido os objetivos propostos?
    Numa introdução a respostas, ainda estamos num país de desigualdades, nivelado por cima e que mantém uma legião de excluídos digitais; os educadores estão despreparados para as novas tecnologias, por falta de políticas de formação permanente; e a experiência informática permanece no campo do novo, da curiosidade e do reforço ao consumo.

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